Localização: Praça Dom Pedro II, s/n, Centro.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória foi utilizada como Sé, pois era uma antiga igreja jesuítica, construída a partir de 1690 pela Companhia de Jesus, instalada no Maranhão desde os inícios do século XVII. Nossa Senhora da Vitória teria aparecido na Batalha de Guaxemduba para proteger os portugueses que lutavam para expulsar os franceses de nossas terras. Ao lado da igreja localizava-se o Colégio Jesuíta.
No ano de 1759, os bens da Companhia passaram à coroa. Em 1761, numa reforma urbanística ordenada pelo governador Joaquim de Melo e Póvoas, a antiga Sé foi demolida para arejar o largo em frente ao Palácio dos Governadores. Os edifícios jesuítas, que estavam desocupados, ganharam novos usos: o colégio passou a ser o palácio dos bispos e a igreja da Companhia tornou-se a catedral da cidade. A feição decorativa atual do palácio é derivada de uma reforma no século XIX. A fachada da catedral foi alterada no início do século XX, quando ganhou duas torres. Em 1921-22 foi elevada a sede de arquidiocese.
O destaque especial da catedral é o retábulo em talha dourada no altar-mor, realizado nos finais do século XVII. Trata-se de um dos melhores exemplares da época no Brasil colônia, apesar de ter sido um pouco alterado nos inícios do século XIX com a adição de um camarim na parte central. Foi desenhado pelo irmão João Felipe Bettendorff e executado pelo entalhador português Manuel Manços. O retábulo foi tombado pelo IPHAN em 1954.
para saber mais pode ler
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_S%C3%A3o_Lu%C3%ADs_do_Maranh%C3%A3o