Sediada no tradicional bairro de São Torquato, em Vila Velha, a escola de samba Grêmio Recreativo Independentes de São Torquato, cinco vezes campeã no Carnaval Capixaba, foi a primeira a levar os grandes carros para a avenida. A agremiação surgiu do Bloco Caveira, fundado no início dos anos 50. Em 1974, o bloco se tornou uma escola de samba e adotou o nome atual após ter sido campeão tanto no concurso oficial de blocos de Vitória, quanto no concurso de Vila Velha.
Em 1975, concorrendo pela primeira vez, a escola obteve o quarto lugar com o enredo "Exaltação a Pedro Nolasco", uma homenagem ao idealizador da estrada de ferro Vitória a Minas. Em 1979, ela conquista o vice-campeonato com "Exaltação aos signos do zodíaco". Em 1981, a São Torquato chega à sua primeira vitória, com o enredo "Festas e folguedos populares do Brasil", dividindo o título com a escola de samba Mocidade da Praia.
Em 1982, é bicampeã com o enredo "Liberdade, liberdade Brasil" e, no ano seguinte, conquista o tricampeonato com "Brasil, terra da gente". "Sinfonia de um espectro" foi o enredo de 1991, ano em que a escola obteve mais uma vitória. Em 1992, a São Torquato se torna novamente campeã ao som de "A hora e a vez na terra do descaso". Em 1998, depois de cinco anos sem desfile, algumas escolas voltam a pisar na avenida. Contudo, somente em 2005, a São Torquato retorna com o enredo "Respeitável público, sua majestade o Grêmio Recreativo Escola de Samba Independentes de São Torquato no Carnaval".