Em 1987, no seu primeiro desfile como escola de samba e com o enredo "Debutei! Saudades do meu bloco", a Unidos de Jucutuquara foi a campeã do segundo grupo e ascendeu ao primeiro. Conquistou o título de campeã do primeiro grupo nos anos de 1990 ("Na mistura da torta, a nossa mistura" ), 2002 ("Da escuridão à luz... a noite, seus encantos e mistérios"), 2004 ("Quantos mais caminhos houver, mais descaminhos haverá!"),2006 ("Os tambores de Jucutuquara soam nas terras dos botocudos. Linhares, a joia do Rio Doce"), 2007 ("Caparaó capixaba, os encantos da montanha sagrada"), 2008 ("De Vitória à Samotrácia: um canto de vitórias") e 2009 ("Convento da Penha: o relicário de um povo").
Embora as regras dos desfiles sofram alterações, geralmente as agremiações são reunidas em dois grupos: as melhores colocadas integram o Grupo Especial, dividido em A e B, e as restantes ficam no Grupo de Acesso. Além do prestígio, a escola melhor classificada ganha uma porcentagem maior da quantia arrecadada pela Lieses em publicidade.
As agremiações entram na avenida na ordem definida pela Liga por meio de sorteio. Ao longo do percurso, elas são avaliadas por uma comissão julgadora, que é formada por capixabas e pessoas de outros estados. São examinados os critérios estabelecidos para cada um dos quesitos (bateria, samba-enredo, melodia, entre outros).
Para saber mais pode ler
https://pt.wikipedia.org/wiki/Unidos_de_Jucutuquara